Comunicação F.O.D.A.!
Quando se fala em inovação, não necessariamente, isso está ligado somente a tecnologia, mas também em processos ou ainda em metodologia de ensino e aprendizagem. Pensar de forma disruptiva levou o autor do livro: “A sutil arte de ligar o f*da-se”, Mark Manson, a vender mais de 2 milhões de cópias no Brasil, tornando-se segundo a Publishnews, um Mega-Seller e ficando no topo em vendas por consecutivos meses. Utilizando essa mesma ideia de nomes no mínimo diferenciados, lançou ainda: “F*deu geral” e “Você é fodon@”, de Jean Sincero. A editora Literare Books Internacional, seguiu essa estratégia e lançou um livro de co-autoras no Brasil, em 2022: “As donas da porr@ toda”. O título chamou tanto a atenção que se tornou Best-Seller praticamente na pré-venda. Seguindo esse mesmo conceito formei esse acróstico com palavras retiradas de aulas do meu curso de Comunicação e Oratória para Lideranças, e transformei em uma experiência metodológica, para auxiliar você e seu time a estudarem, memorizarem e praticarem esse passo a passo. Segundo matéria da Revista Veja de 1999 do meu acervo particular (referenciada ao final), e ainda um dado mais atual publicado pelo Jornal Britânico Sunday Times, em 2019, o maior medo da humanidade continua sendo o medo de falar em público, sobrepondo até mesmo o medo da morte. A palavra medo, dentro do contexto de falar em público, pode possuir outras definições: – Medo; – Preocupação; Ansiedade; – Nervosismo; Estresse; – Traumas; e Brancos de Memória. Essas sensações são transmitidas involuntariamente para o corpo através dos seguintes sintomas: – Suor nas mãos; – Tremedeira pelo corpo; – Coração acelerado; – Avermelhamento no rosto; e também Respiração Irregular. Além das previsões catastróficas e imaginárias como: – Medo de críticas, preconceitos e rotulações. E a sensação imaginária de que as pessoas estão te julgando. E portanto, sua apresentação em público será ruim. Baseado nisso, formei essa sigla que está longe de significar o que você talvez tenha pensado quando a leu pela primeira vez! Na verdade, é exatamente o que eu quero que pense e faça, quero que seja: F.O.D.A.! Porém, preciso ser um cavalheiro, e deixar o significado no campo do duplo sentido. Esse método vai além da comunicação. Talvez você seja um empresário, um líder ou liderado e está no mercado, mas não sabe muito bem como executar os processos no seu segmento, e vai levando um dia após o outro, tentando “matar um leão por dia”. E sempre nos dias seguintes percebe que um novo leão aparece, e o de ontem, ainda continua vivo. Logo, os problemas vão se acumulando, e mais cedo ou mais tarde serão tantos “furos no casco do seu barco”, que ficará cada vez mais difícil continuar navegando com segurança. Conheça a seguir, o significado de cada letra da sigla F.O.D.A. e construa um plano de ação para utilizar agora mesmo na sua carreira como palestrante ou também na sua empresa, com seu time. De tempos em tempos uma escola de pós graduação, que forma especialistas em ortodontia aqui em minha cidade, me contrata para fazer uma palestra motivacional para os alunos. É uma especialização que tem um investimento de tempo de três anos, e também um investimento em dinheiro aproximado de cem mil reais por aluno. Ao chegarem no meio do curso, os alunos começam a ter dúvidas sobre alinhamento de propósito, e já não sentem tanta confiança de que estão no caminho certo. Vamos pensar um pouco. Uma faculdade de odontologia possui uma grade curricular de cinco anos. Mais algum aperfeiçoamento que o aluno faça, já se soma mais um ou dois anos. Vamos somar agora ao fator monetário de desmarcar pacientes da agenda, desses três anos até concluir a especialização. O que pode estar causando essa dúvida nos alunos? Esse foi apenas um exemplo recorrente que acontece com muitas pessoas e independente de qual profissão ela tenha. Talvez a melhor resposta para isso seja: Nossa cobrança interna, por resultados rápidos. Versus a nossa falta de controle de ansiedade. Ou talvez estejamos mesmo colocando foco, e priorizando dinheiro e status, e não a essência e o seu real propósito profissional. Para você que tem ou já teve essa dúvida, ou ainda precisa revalidar sua carreira, ou focar e ser conhecido no mercado de palestras, focando em um tema central, responda as seguintes perguntas: F: FORMAÇÃO – Qual sua FORMAÇÃO? – Em que você é BOM? – Em que você é ESPECIALISTA? Ainda abordando sobre a palavra formação. Você também precisa conhecer a fundo a formação dos seus concorrentes: – O que você sabe dos seus concorrentes? – Em que pontos você se difere deles (negativa e positivamente)? – Quais habilidades precisa desenvolver para ficar ainda melhor no que faz? Estude seus concorrentes, pois certamente eles estão monitorando você e sua empresa. Depois dessa análise, você terá maior facilidade em oferecer seus produtos e serviços a seus prospectos clientes, bem como, alinhar a comunicação com seu nicho de plateia. O: ORGANIZAÇÃO De nada adianta você conhecer tecnicamente seu produto, serviço ou o tema de sua palestra. Ou ainda, investir em cursos de vendas, mesmo que você seja ou tenha no seu time profissionais extrovertidos e falantes. Sem uma organização da fala, você não converterá em resultados e poderá causar um problema recorrente de ruído, devido a má comunicação. O excesso de autoconfiança, em não levar para seus momentos de fala um roteiro, poderá causar além do “papelão” em se perder entre um ponto e outro, ainda você terá aquele sentimento de ter falhado com você mesmo. Porque no final das contas nem é o outro que nos cobra demais, somos nós mesmos que fazemos isso. Em pesquisas internas e também por participar como convidado em defesas de TCC e como jurado em concursos de oratória, posso afirmar que: NEM SEMPRE O MELHOR É O QUE SE DESTACA. DESTACA-SE O MAIS ORGANIZADO! Você pode ter pensado até agora que era feio subir ao palco com um roteiro na mão. Mas garanto que não é. Os maiores nomes da